domingo, 28 de abril de 2019

Simples Comentários - Introdução

Eu criei o Aniliquajo para publicar textos de minha autoria. No começo, eram só dois formatos: os Artigos de Opinião e as Gotas Literárias. Nos artigos, eu tentava analisar o máximo que eu pudesse a obra em questão, e nas gotas, eu escrevia ficção em prosa ou poesia. Escrevo no pretérito, mas ainda pretendo fazer mais artigos e gotas no futuro. O problema é que eu nunca conseguia manter uma frequência boa de publicação no Aniliquajo porque escrever nesses dois formatos demandam muito esforço, tempo e concentração de mim. Por isso é que eu fico tantos meses sem publicar algo no Aniliquajo. Tentei outros formatos de texto para que eu pudesse manter uma frequência melhor, como as listas, mas também não deu certo. Então percebi que eu faço vários comentários internet afora que não demandam esforço, tempo e concentração! E resolvi parar de publicá-los fora do Aniliquajo, e também trazer alguns dos que publiquei para cá. Esta era só mais uma tentativa para tentar publicar ao menos um texto por mês no Aniliquajo, mas também não deu certo, dado que eu comecei a escrever este texto ano passado e só consegui terminar agora. Mesmo assim, conformo-me que, ao menos, não ficarei mais de um ano sem atualizar este meu espaço tão querido.

Agora, explicarei como funcionará este novo formato: serão simples comentários sobre qualquer filme, livro, série, revista, brinquedo, etc. É um formato semelhante ao dos Artigos de Opinião, só que mais conciso e com menos detalhes. Também vou criar títulos divertidos como tento fazer para os artigos e as gotas, mas isso será opcional, vou me abster quando me convir e apenas copiar o título do filme. E, por último, todo Simples Comentário, antes do próprio, terá informações técnicas básicas (se for um filme, por exemplo, serão: título em PT-BR, título original, ano de estreia, país de origem, gêneros e sinopse) uma imagem do alvo do comentário e a minha nota.

Também é bom salientar que o mais importante para a minha pessoa, no contexto do entretenimento, é o que eu extraio da obra, seja diversão, reflexão ou outro sentimento positivo qualquer. Considero, por exemplo, um filme fraco ou pior aquele que tive uma experiência ruim ao assisti-lo, ou seja, extraí mais sentimentos negativos do que positivos do filme. A parte técnica majoritariamente não me interessa.

E sobre a minha nota, aqui está o meu sistema de classificação:
  • Meia Estrela: Péssimo
  • Uma Estrela: Muito Ruim
  • Uma Estrela e Meia: Ruim
  • Duas Estrelas: Fraco
  • Duas Estrelas e Meia: Regular, nem bom nem ruim
  • Três Estrelas: Bom
  • Três Estrelas e Meia: Muito Bom
  • Quatro Estrelas: Ótimo
  • Quatro Estrelas e Meia: Maravilhoso, mas teve uma ou mais partes que poderiam melhorar
  • Cinco Estrelas: Não consigo perceber nenhum defeito, ou os poucos que existem não me incomodam

Além disso, no final, posso indicar um ou mais textos que eu li e recomendo a leitura, ou um ou mais vídeos ou episódios de podcasts que recomendo neste espaço. Como eu faço com qualquer outro formato de publicação do Aniliquajo.