quarta-feira, 17 de julho de 2019

A Vida Desastrosa de Kusuo Saiki

Este é um Simples Comentário, para saber mais, leia a introdução.

Saiki Kusuo no Psi-nan
2016-2018
Japão
Comédia e fantasia sobrenatural.
Kusuo Saiki é um estudante do ensino médio que nasceu com diversos poderes psíquicos como telepatia, psicocinese, teletransporte, super-força, invisibilidade, entre outros. Apesar de possuir todos esses poderes, Saiki enfrenta diversas dificuldades e tenta evitar chamar atenção o máximo possível. A história segue Saiki enquanto ele tenta utilizar seus poderes de uma forma secreta para ter uma vida normal como estudante junto aos seus colegas de escola.


Quatro Estrelas e Meia
Maravilhoso, mas poderia melhorar em certos aspectos.

💕

Estava eu navegando pela página inicial da Netflix, quando me deparo com o título Saiki Kusuo no Psi-nan. Cliquei nele e vi que tinha classificação de “não recomendado para menores de 10 anos”. “Deve ser um entretenimento leve”, eu pensei, então baixei os dois primeiros episódios no aplicativo para celular da Netflix para ver depois. E que surpresa eu tive ao ver essa série de animação japonesa, pois ela é um dos desenhos animados mais engraçados que eu já vi!

O desenho é sobre o paranormal Kusuo Saiki, que tem inúmeros poderes, como já informado na sinopse. Em determinado episódio, o Saiki diz que não é um super-herói, o que já é uma das piadas da série, pois ele tem mais poderes que o Super-Homem, apesar de não soltar raio laser pelos olhos nem ter sopro congelante. O desenho é divertidíssimo, com histórias bem escritas e personagens extremamente cativantes, exceto os três tarados: a tarada pelo Saiki, o tarado por mulheres e a bissexual enrustida tarada pelos irmãos Teruhashi. Esses três são completamente desnecessários para a história genial, criativa e cheia de metalinguagens e quebras da quarta parede inteligentes de Saiki Kusuo no Psi-nan.

Um estranhamento que tive foi o Makoto Teruhashi, o irmão com tendências incestuosas da Kokomi Teruhashi. Para que isso? E o pior é que não é a primeira produção japonesa em que vejo um personagem atraído sexualmente por parentes, talvez o Japão tenha algum problema com incesto. Pelo menos, neste anime, isso é tratado como anormal.

Outra grande qualidade deste desenho é que o protagonista é o meu personagem favorito da obra, coisa que costuma ser rara para mim. E isso se dá principalmente porque identifico-me com o Kusuo Saiki. Obviamente, não por causa de seus super-poderes, mas por ele ser um sujeito que gosta de ficar sozinho para ter momentos de paz e tranquilidade, e todos os animais sencientes ao seu redor ficarem importunando-o o tempo todo, quase nunca dando descanso ao pobre rapaz. Ele também é uma boa pessoa, nada arrogante e que ajuda os outros. E, assim como a Mônica do Maurício de Sousa, o Kusuo obedece os seus pais e nunca usa seus poderes contra eles, tendo até certo medo de sua mãe em determinadas situações. Outro motivo que torna a cena em que o Saiki diz que não é um super-herói uma boa piada. De uma coisa eu tenho certeza, Kuzuo Saiki é melhor que todos os supers da Marvel e da DC juntos.

Por último, elogio a bela desconstrução do gênero “anime de comédia” que Saiki Kusuo no Psi-nan traz. Acredito que eu não tenha conseguido perceber a maioria das referências aos clichês desse gênero, mas, mesmo sendo muito poucos os animes de comédia que eu já vi, consegui reparar em uma ou outra piada referente a isso e me diverti muito. Além disso, considero que o final tenha sido muito abrupto. Mas eu também não podia esperar um final bonitinho, fechadinho, redondinho de um desenho tão “maluco beleza”, né? Foi um fim satisfatório, com gostinho de “quero mais”, em seus dois únicos episódios de sua terceira temporada.

De resto, só posso reclamar da falta de uma versão brasileira e de alguns erros de português que a legenda da Netflix tem e que eu não esperava encontrar em um serviço do porte dessa gigante do entretenimento. Também reclamo que a classificação indicativa devia ser, no mínimo, “não recomendado para menores de 12 anos”. Não há nada explícito neste desenho, mas uma pessoa com idade de até 10 ou 11 anos não devia conhecer certas insinuações que estão presentes em Saiki Kusuo no Psi-nan.

Vídeo Recomendado
Abertura em Português - Seishun wa Zankoku Janai