quarta-feira, 19 de março de 2025

Lego Harry Potter

Quando lançou Lego Harry Potter Anos 1 a 4 para PC em 2010 eu consegui comprar seu disco, contudo, ele veio com um erro que impedia de finalizar a última fase do ano 3; foi uma grande decepção. Anos depois, resolvi comprar a versão digital do jogo pelo Steam, mas também havia um erro na mesma fase! Felizmente, graças ao YouTube, consegui superá-lo e jogar todas as fases do jogo. Entretanto, o erro da versão do Steam impossibilitou que eu completasse o jogo a 100%! Só em 2024, quando comprei a mídia física de PS4 (que está em promoção na Amazon no momento), finalmente consegui platinar o jogo. Assim como o Anos 5 a 7, consegui todos os troféus e mais uma platina com minha inestimável parceira de jogos, minha amada mãe, agora no começo de 2025.

Ambos os jogos foram baseados nos filmes, mas têm alguns detalhes dos livros que não há nos longas-metragens, como o professor Binns. Infelizmente, são poucas essas referências.

Na versão de PS4, são vendidos ambos os jogos em um único disco, o que faz todo o sentido, já que juntos adaptam toda a saga dos 7 anos dos jovens bruxos britânicos da maravilhosa J.K. Rowling. Compre os livros pela Amazon e me ajude.

Minha primeira grata surpresa foi que Anos 5 a 7 está totalmente em português, apesar de não constar na lista de idiomas da página do Steam! Infelizmente, esse idioma não está presente na versão de PS4, embora pareça que está na de PS5, a qual não joguei.

Os gráficos são perfeitos, mas a jogabilidade é que é o destaque! Um dos últimos jogos Lego sem diálogos e um dos primeiros a terem um mundo aberto também é um dos melhores de toda a franquia! Diferente de jogos posteriores, como Lego O Hobbit, em que o mundo aberto é extenso até demais e chato de conseguir fazer os 100%, Lego Harry Potter, por outro lado, é bastante satisfatório nesse sentido.

Outra qualidade é a trilha sonora excelente, apesar de enjoar em algumas fases, se jogar por muito tempo, mas, felizmente, dá para silenciá-la sem deixar o jogo mudo. Quantos aos defeitos, a versão para PS4 não apresenta quase nenhum, em comparação a outros jogos da franquia; só achei chato o feitiço de água.

Por último gostaria de mencionar outros jogos relacionados: Hogwarts Legacy, apesar de eu ter jogado cerca de cinco horas, deu para perceber que é um bom jogo, apesar de ter algumas personagens desagradáveis.

Meu sonho é que a Warner relance os antigos jogos de Harry Potter para PS1, PS2 e PC remasterizados, como foi o caso de Lego. Os de PS3, que foram os dois de Relíquias da Morte, segundo um amigo meu, são focados em tiros, o que me desagrada. Eu também não gostei do jogo do Enigma do Príncipe, pois focava demais nas poções. Contudo, o único que podia jogar no modo cooperativo foi o do Cálice de Fogo, ainda lembro-me do Rony falando “Meus feijõezinhos” quando era atacado e perdia parte deles. Bons tempos.