segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Som da Liberdade

Este é um Simples Comentário, para saber mais, leia a introdução.

Sound of Freedom

2023

EUA e México

Um ex-agente especial do governo estadunidense embarca em uma missão arriscada para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil na Colômbia.

Cinco Estrelas

Os poucos defeitos que existem não me incomodam

💕

Li e ouvi bons comentários sobre Som da Liberdade na internet, então fiquei com vontade de assistir ao filme, e não me arrependi: o longa-metragem foi até melhor do que eu esperava. Mesmo não sendo produzido por um grande estúdio, os efeitos especiais são bem realistas e as atuações são de primeira. A escalação do elenco é primorosa, os tarados têm, mesmo, cara de tarado e as crianças são genuínas. A dublagem brasileira também é espetacular, o protagonista é dublado por ninguém mais que Clécio Souto, um dos meus dubladores favoritos e que já dublou o Kel de Kenan e Kel e Castiel da série Sobrenatural. E a trilha sonora, parte que sou mais exigente, é ótima, até a música cantada pelos vilões é boa: a letra é sobre ajudar os pais. Talvez para mostrar um pouco de humanidade nesses bandidos? E o melhor de tudo: o filme não tem nenhum conteúdo sexual explícito, felizmente. Todo abuso com as crianças é implícito. Apesar do tema extremamente pesado, o filme é leve, o assunto é tratado com leveza; até a violência é amena. A classificação indicativa é de 14 anos, mas eu não vi nada que uma pessoa de 12 anos não pudesse ver.

Aviso: este texto contém revelações sobre o enredo.

Este é um filme com final feliz. Obviamente, trata de um assunto assaz triste, mas igualmente importante de ser visibilizado: o tráfico de crianças, mas o diretor e roteirista é muito bondoso com o espectador, tratando-o como um benfeitor só por ter visto seu filme. Senti-me bastante satisfeito após a sessão e com vontade ser rico que nem o Pablo para financiar heróis da vida real como o Tim, o protagonista de Som da Liberdade. É uma história emocionante, com um verdadeiro herói, como há tempos eu não via. Para efeito de comparação, O Protetor 3 é um ótimo filme, mas com foco maior em assassinato, onde o protagonista mata os vilões; em Som da Liberdade, o foco é o resgate dos inocentes, o protagonista só mata um dos vilões. O personagem de Tim não tem defeitos, o que é raro hoje em dia, mas ainda assim atraente, um símbolo para se alcançar.

A história focada em duas crianças, um menino e sua irmã mais velha que são sequestrados, separados e vendidos para pedófilos. Tim salva o garoto e depois vai atrás da irmã dele, que foi parar na Colômbia, em uma região que nem a polícia entra. Para isso, nosso protagonista tem a ajuda de Vampiro, um anti-herói super carismático que também liberta crianças. Gostei muito desse fumante que outrora foi um bandido, amo quando vilões viram heróis. Esses dois evocam o nome de deus para justificar seus atos de heroísmo; interpreto como humildade deles, mas, realmente, desde Irmã Dulce que eu não vejo um filme tão divino; aliás, preciso rever o longa-metragem da freira baiana, só vi uma vez no cinema. Pesquisei um pouco e descobri que é um filme cristão, apesar de não pregar nada religioso, apenas poucas falas denotam isso. Falando nisso, não recomendo pesquisar sobre Som da Liberdade, ainda mais antes de assistir ao filme, pois ele entrou em polêmicas sem necessidade e eu tive o desgosto de ler algumas bobagens sobre, ligando a produção com política e teorias da conspiração. Mas, voltando ao que importa, Tim consegue salvar a menina escravizada e a liberta entregando-lhe de volta ao pai.

É interessante notar a família grande de Tim e o impacto que ela tem no seu trabalho, principalmente a esposa que o estimula a continuar. Diz até que sente que a garota abusada também é sua filha. E quantos filhos Tim tem, fiquei impressionado, meu primeiro pensamento é que ele adotou alguns de seus resgates.

No final, o ator que interpreta o protagonista, depois de dois minutos de crédito, fala sobre a importância dos contadores de história, sobre o quão bacana é a experiência de se assistir a um filme no cinema e outras mensagens. Inclusive, recomenda o site Angel.com/liberdade para compra de ingressos para quem não pode pagar por eles. Achei uma iniciativa inovadora e louvável. Mas o que eu mais gostei foram as falas que destaquei primariamente: por mais que me incomode os trailers e propagandas antes de o filme começar, ir ao cinema é uma experiência incomparável para mim, talvez seja o som, a telona ou a poltrona, ou tudo isso junto, mas é fato que eu fico muito feliz que esse espaço exista. Outro ponto é sobre a contação de histórias, um trabalho que eu sempre admirei e que eu humildemente faço parte. É até uma alegria a mais esse reconhecimento.