O Artesão Celestial foi gerado no caos antes do tempo.
O Artesão era um homem alto e imponente, com olhos profundos e brilhantes. Ele se vestia como um mandarim chinês, usando um chapéu preto redondo com fios de ouro e uma gola prata, vermelha e azul sobre uma túnica preta com estampas de dragão incrustada com rubis, esmeraldas, diamantes e pérolas.
Alguns relatos afirmam que o Artesão era um dos Deuses Anciões, entidades de um universo mais antigo que escapou para o universo do Doutor e se tornou divino lá. De fato, de acordo com o Sexto Doutor, ele se originou em outro universo antes deste e foi arrastado para o universo do Doutor por algum tipo de catástrofe. Por causa disso, as leis usuais da física não se aplicavam a ele. O próprio Artesão afirmou que, embora tivesse usado seus poderes para outras coisas no início do universo, ele finalmente se cansou de milhares de milênios de criação e destruição sem sentido e encontrou uma nova fonte de diversão: os jogos. Em contraste, o Primeiro Doutor acreditava que o Artesão era nativo do mesmo universo que ele. Ou seja, o Senhor do Tempo só soube posteriormente sobre as origens de seu adversário.
Em outros relatos, o Artesão uma vez afirmou ser a personificação de uma das forças fundamentais do universo, bem como os Guardiões do Tempo. Enquanto os Guardiões Branco e Negro personificavam os absolutos da moralidade, o Artesão era o avatar de jogos e ilusões, conhecido como Guardião de Cristal. Junto com seus companheiros Guardiões do Tempo, o Guardião de Cristal estava presente na criação do universo.
O que quer que ele realmente fosse, o Artesão Celestial tinha uma irmã conhecida como a Rainha do Tempo.
Hécuba, também conhecida como A Rainha do Tempo, era uma entidade poderosa que enredava seres sencientes em jogos relacionados à manipulação do tempo, com sua liberdade como aposta.
Uma vez, Hécuba capturou o Segundo Doutor, Zoe Heriot e Jamie McCrimmon, e os fez jogar seus jogos por mero capricho. Zoe e Jamie passaram por uma série de batalhas com suas vidas em jogo enquanto ela brincava com o Doutor em um banquete elaborado e corrompido de comida estragada. Seu estilo de insultar o Doutor era como o Artesão Celestial forçava Steven e Dodo a jogar seus jogos enquanto ele jogava pessoalmente com o Primeiro Doutor.
Hécuba afirmou ter “sempre admirado” a inteligência do Doutor, e deu a entender que outra pessoa lhe disse: “Você é único”, e ela não entendia por que o Doutor se importava com seus companheiros (assim como o Artesão não entendia como o Primeiro Doutor podia se importar com Steven e Dodo). Um de seus testes foi parar o metabolismo do Doutor. Zoe teve que descobrir qual dos milhares de relógios estava ligado à vida do Doutor para libertá-lo. Mais tarde, eles descobriram que o plano final de Hécuba era transformar o Doutor em um Relógio do Avô, um relógio de pêndulo gigante capaz de manipular o tempo e prender a TARDIS no Tempo e no Espaço.
O Doutor conseguiu escapar do domínio de Hécuba prendendo-a em um ciclo temporal com seus monstruosos capangas Snap, Dragão e Maria Antonieta pelo resto do tempo. Ela jurou vingança contra o Doutor quando seu universo se dissolveu sobre ela.
Segundo o Primeiro Doutor, o Artesão conseguiu criar um universo próprio, “inteiramente à sua maneira”, onde iria “manipular as pessoas e transformá-las em seus brinquedos”: a Celestial Sala de Brinquedos. O Artesão e seus jogos se tornaram “notórios em todo o universo” à medida que ele espalhava sua influência para atrair pessoas para seu mundo e tentar torná-las parte dele.
De acordo com uma fonte, o Doutor conheceu o Artesão quando ele era jovem na Academia Prydoniana. Os bancos de dados dos Senhores do Tempo o descreveram apenas como uma lenda vaga. De fato, alguns dos relatórios nos bancos de dados dos Senhores do Tempo afirmam que podem existir vários Artesãos em vez de apenas um. O Doutor e seus amigos Rallon e Millennia, que, como o Doutor, pertenciam a uma camarilha conhecida como Deca, investigaram a lenda, viajando para a Celestial Sala de Brinquedos em uma TARDIS roubada.
Lá, eles puderam confirmar que o Artesão era um ser singular, e não uma espécie. Eles o encontraram em um estado adormecido e sem corpo, mas, ao chegarem, ele possuiu Rallon e fez de Millennia um de seus brinquedos vivos. O Doutor o derrotou, e o Artesão permitiu que ele fosse embora, sabendo que ele se tornaria um oponente ainda mais digno com o tempo.
Durante os últimos dias de sua primeira encarnação, o Artesão trouxe a TARDIS do Doutor de volta ao seu reino e fez ele e seus companheiros brincarem consigo novamente. Desta vez, o Artesão organizou as coisas de forma que, mesmo que ganhassem, a Celestial Sala de Brinquedos desapareceria completamente no momento da vitória, deixando-o o único sobrevivente e o Doutor e seus companheiros seus súditos para sempre. O Doutor enganou o Artesão novamente e escapou, deixando seu reino no caos. Rallon vinha mantendo os poderes do Artesão sob controle desde que ele foi possuído pela primeira vez. Ele fez o Artesão obedecer às regras de seus jogos para permitir que o Doutor escapasse. No final desta aventura, o Doutor acreditou, erroneamente, que por ter vencido, a Celestial Sala de Brinquedos já não existia.
Em outra ocasião, o Artesão estava tão apavorado com o universo fora de sua Celestial Sala de Brinquedos que se recusou a permitir-se deixá-lo.
Quando a Celestial Sala de Brinquedos envelheceu e começou a quebrar, o Artesão temeu que seu conteúdo se propagasse para o universo. Ele prendeu o Décimo Segundo Doutor e Clara Oswald lá dentro, querendo roubar a TARDIS do Doutor para manter a Celestial Sala de Brinquedos contida. O Doutor permitiu que ele pegasse a TARDIS, então fez o seu caminho para a sala do console e ejetou a Celestial Sala de Brinquedos. O Artesão foi então deixado com uma Sala de Brinquedos contida mais uma vez, “Um deus solitário, vagando através do tempo e espaço em sua caixa de brinquedos mágica.”
O Artesão descobriu que após séculos de existência, o corpo de Rallon estava morrendo. Ele decidiu enredar o Doutor novamente e traçou uma trama complexa para virar seus companheiros contra ele e absorver o Doutor como um novo hospedeiro. Ele foi frustrado quando Rallon se forçou a passar por múltiplas regenerações consecutivas. O trauma expulsou o Artesão de seu corpo. Uma projeção do futuro potencial de Rallon se fundiu com o Artesão para garantir que todos os poderes do imortal continuassem a ser mantidos sob controle. Enquanto esperava que sua Sala de Brinquedos se consertasse, o Artesão decidiu levar seu servo Stefan para a Terra em busca de diversão. Depois de ver a ideia na mente de Tegan Jovanka , ele decidiu levá-lo para Blackpool.
O Artesão, agora chamando a si mesmo de Mandarim, apareceu em Blackpool usando um passeio emocionante, o “Space Mountain”, como sua base de operações, e fabricou videogames mortais. Ele foi parado pelo Sexto Doutor e colocado em um campo de força impenetrável. Como a energia mental do Mandarim mantinha o campo de força, o Doutor o configurou de forma que ele nunca pudesse escapar.
Ainda chamando a si mesmo de Mandarim, ele escapou e jogou xadrez contra Fenric durante a prisão deste. O Mandarim se viu prestes a ser derrotado, mas aos poucos percebeu que, neste caso, jogar para ter um impasse seria uma espécie de vitória.
O Artesão prendeu o Oitavo Doutor em uma réplica da vila de Stockbridge. Aqui, ele forçou o Doutor a jogar para controlar um dispositivo alienígena de distorção da realidade chamado Imagineum. O peão do Artesão desta vez era uma réplica do próprio Doutor. O Doutor convenceu seu sósia a se voltar contra seu mestre. Com o Artesão distraído, o Doutor usou o Imagineum para criar uma réplica do Artesão, que ele comparou com o original. Seguiu-se um impasse. O Doutor destruiu o Imagineum e libertou Stockbridge da Celestial Sala de Brinquedos. O Artesão estava preso em uma batalha aparentemente perpétua consigo mesmo.
O Artesão mais tarde capturou a TARDIS do Doutor e o levou para sua Loja de Brinquedos. Ele transformou o Oitavo Doutor em uma marionete. A companheira do Doutor, Charley, foi forçada pelo Artesão a participar de seu enigma, mas foi enganado pela Loja de Brinquedos que encolheu a 0% de seu tamanho original e o corpo que ele estava usando foi destruído dentro dela. O Artesão jurou que quando seu novo corpo se formasse, ele se vingaria do Doutor e Charley, que haviam escapado da destruição da Loja de Brinquedos.
O Artesão de alguma forma recuperou o controle total de seus poderes e atraiu várias pessoas para seu domínio, incluindo o Sétimo Doutor e seus companheiros Ace e Hex. Trabalhando sob a liderança do Doutor, o grupo de vítimas teve sucesso em derrotar o Artesão e aprisionar sua essência em uma boneca (ou assim parecia). Cada um deles comeu um pedaço da boneca, dividindo o Artesão para que ele não fosse mais capaz de usar seus poderes. O Doutor criou um plano elaborado para manter o controle sobre os fragmentos do Artesão nas mentes de cada membro do grupo até que o Artesão morresse para sempre. Como esse plano envolvia o esquecimento do Doutor de ter feito o plano em primeiro lugar, ele acabou causando um curto-circuito. No final, foi revelado que o Artesão esteve no controle o tempo todo, permitindo-se ser absorvido pela humanidade para que pudesse “sentir como é perder”. Finalmente, uma das pessoas envolvidas, o mestre do xadrez Swapnil Khan, conseguiu prender o Artesão em um impasse perpétuo em sua própria dimensão, mas não antes que o Artesão reduzisse todos, exceto o Doutor, Ace, Hex e a filha de Khan, Queenie Glasscock, a bonecos de madeira.
Adaptação de https://tardis.fandom.com/wiki/Celestial_Toymaker