segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Amazônia

Este é um Simples Comentário, para saber mais, leia a introdução.

Amazônia
2013
Brasil e França
Família e Aventura
Castanha é um macaco prego, criado em cativeiro, que é liberado na floresta Amazônica. Seguindo o ponto de vista do animal, o filme revela os mistérios da fauna e da flora da região, destacando dificuldades enfrentadas pelo animal e ainda algumas amizades, como a com a macaca Gaia.


Cinco Estrelas
Os poucos defeitos que existem não me incomodam

💕

Com imagens deslumbrantes e roteiro divertido, é um filme para toda a família. Filme do tipo que brasileiro devia investir mais, já que a maioria dos filmes de qualidade do Brasil são para adultos, poucos são destinados ao público infantil.

Ainda lembro quando vi Amazônia pela primeira vez, no cinema, fiquei encantado com a fotografia belíssima do longa-metragem! E, anos depois, revendo o filme, ainda fico positivamente impressionado.

Além do visual soberbo, a narração do fofo e carismático Castanha pelo grande ator Lúcio Mauro Filho foi igualmente maravilhosa, assim como a interpretação de Gaia pela atriz famosa por dar vida a uma das melhores versões da Emília do Sítio do Picapau Amarelo, Isabelle Drummond. Acrescentou a visão dos macacos ao filme, e não apenas dos olhos humanos. Sem os diálogos, o filme vira mais um documentário sobre a floresta, não que seja algo ruim, mas a história de um macaco domesticado que aprende a se virar sozinho em seu habitat natural enriquece a narrativa do longa e o torna único no meio de tantos filmes do gênero. Destaque para as falas que são apenas dos símios, e não de outros animais, como é o clichê desse gênero, definir que todos os animais se entendem, excluindo os humanos.

E com um final que "deixa uma pulga atrás da orelha" da criança, o que posteriormente poderá se transformar em uma doce discussão com seus pais.