terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Uma História de Empatia e Esperança

Este é um Simples Comentário, para saber mais, leia a introdução.

O Príncipe Dragão
The Dragon Prince
2018 – presente
Estados Unidos e Canadá
Fantasia, Ação e Aventura
Inspirados por uma descoberta extraordinária, dois príncipes humanos e uma elfo assassina se unem numa jornada épica na busca de paz para seus reinos em guerra.


Cinco Estrelas
Os poucos defeitos que existem não me incomodam

💕

Aaron Ehasz é famoso por ter trabalhado na série animada Avatar: A Lenda de Aang, esta que influenciou o desenho animado 3D O Príncipe Dragão, co-criado pelo Aaron. É inegável que Avatar é um desenho de alta qualidade, bem escrito e com personagens agradáveis, mas ele não chega nem perto de ser tão grandioso como O Príncipe Dragão é.

Além de O Príncipe Dragão ter uma técnica de animação de alta qualidade e ser bem escrito, os personagens são maravilhosamente complexos e extremamente agradáveis. O mundo de fantasia do desenho é perfeitamente adequado para o propósito da história. Uma história recheada de empatia e esperança, principalmente por causa do trio protagonista: Callum, Ezran e Rayla. Os três trilham um caminho cheio de obstáculos literais e metafóricos em sua longa jornada. Uma jornada que é o simbolismo perfeito do tempo em que vivemos.

Em um tempo em que nos conectamos virtualmente através da internet, também nos desconectamos socialmente através dela. As pessoas só querem xingar, guerrear, brigar, matar, entre outras atrocidades. Claro que o caminho para o mal é o mais fácil. É muito mais fácil iniciar uma guerra do que terminá-la. É mais fácil odiar que amar. Mas não é porque é mais fácil que é o correto. Precisamos de empatia para ter paz. E a paz é extremamente necessária.

Vivemos em tempos sombrios, onde muitos querem seguir o caminho mais fácil...

O Príncipe Dragão é uma história de heróis que têm empatia e querem a paz contra vilões que não querem entender quem é diferente e preferem a guerra e a morte. Muito significativo, aliás, que tanto os heróis como os vilões não são apenas humanos, mas também outros seres.

Por último, quero exaltar a grande versão brasileira deste desenho animado incrível. Curiosamente, Gustavo Pereira não só dubla um dos protagonistas aqui, o Callum, como também dubla o protagonista da franquia Como Treinar o Seu Dragão. Jéssica Vieira, que aqui dubla a Rayla, é famosa por também dublar a protagonista do também maravilhoso, embora muito menos complexo, desenho Miraculous: As Aventuras de Ladybug (et Chat Noir). Também gostei de ouvir a grande artista Mariana Torres dublar uma vilã, a Claudia. Dentre suas várias dublagens, destaco a Raven Baxter em As Visões do Raven e A Casa da Raven. E não posso esquecer da participação de Peterson Adriano, atual dublador de Fred Jones da franquia Scooby-Doo.