quarta-feira, 21 de abril de 2021

Perguntas e Respostas sobre Doctor Who

Não sei como eu não pensei nisto antes.

Visitei um blog com listas chamadas de tags, que consistem basicamente em perguntas e respostas simples para assuntos complexos e extremamente subjetivos, como é o caso de Doctor Who. Obviamente, apesar das perguntas serem simples, é de se esperar que as minhas respostas sejam um bocadinho complexas, dado o tanto que esta série significa para mim. Fiquei muito feliz em descobrir essas listas, pois assim posso reunir opiniões curtas sobre determinados temas em um único texto dedicado exclusivamente ao assunto em questão. Dr. Who é o exemplo máximo disso. Desde 2013, com O Viajante Desconhecido, tento escrever sobre como a série impactou em minha vida, mas não sei se obtive algum sucesso, pois é difícil transformar os meus sentimentos em palavras. Bem, vou tentar novamente, agora com esta lista, cujas perguntas eu não me limitei a copiar e colar, mas a adaptá-las ao meu estilo. Eu também tomei a liberdade de acrescentar perguntas que eu gostaria de responder.

A TARDIS.
Qual o teu Doutor favorito?
Não consigo escolher um só. Os meus Doutores favoritos são os Primeiro, Segundo, Terceiro, Quarto, Sexto, Sétimo, Décimo Primeiro e Décimo Segundo.

E o Doutor menos favorito?
Essa é fácil: o Décimo, pior Doutor da pior fase da série. Maldito RTD.

Qual o teu acompanhante favorito?
Novamente, não posso escolher apenas um. Os meus companheiros favoritos são: Ian, Barbara, Vicki, Jamie McCrimmon, Alistair Gordon Lethbridge-Stewart, Liz Shaw, Jo Grant, Leela, K-9, Romana, Adric, Nyssa, Mel Bush, Ace, Amy Pond, Rory Williams, Craig Owens, Clara Oswald, Nardole e Bill Potts.

Menção honrosa à River Song, que não pode ser considerada uma companheira do Doutor no sentido da série, já que é a esposa dele. A River é uma versão feminina do Doutor, quase uma nova versão da Romana.

Histórias memoráveis:
São tantas, então, para eu não listar mais de 100, escolherei uma de cada Doutor:
À Beira da Destruição
A Tumba dos Cybermen
Os Três Doutores
Origem dos Daleks
Mawdryn Morto-Vivo
Ataque dos Cybermen
Fogo de Dragão
Esporo (do livro 12 Doutores, 12 Histórias)
A Criança Vazia
Silêncio na Biblioteca
A Esposa do Doutor
A Mulher Que Sobreviveu
A Mulher que Caiu na Terra

Menção honrosa à Respire Fundo, que foi o primeiro episódio da série que eu vi no cinema. Assistir a uma história do grande Steven Moffat no cinema é sempre gratificante e satisfatório.
A Série Clássica.
Episódios bons de temporadas ruins:
Na Série Clássica, só posso considerar ruim a temporada 21. E dela, os únicos episódios decentes são o da primeira história do Sexto Doutor: O Dilema dos Gêmeos.

Na Atual, é bem mais fácil, já que a temporada 1 é ruim e as 2, 3, 4, 11 e 12 são péssimas. Não tenho nem vontade de ver a 13. Delas, destaco os seguintes episódios: A Criança Vazia, O Doutor Dança, Reunião Escolar, O Planeta Impossível, O Poço do Diabo, Congestionamento, Natureza Humana, Família de Sangue, Não Pisque, Silêncio na Biblioteca, Floresta dos Mortos, Meia-noite, A Mulher que Caiu na Terra, O Monumento Fantasma, Kerblam!, Os Caçadores de Bruxas e A Noite de Terror de Nikola Tesla.

Um episódio que te fez chorar:
Chorar, nenhum fez, mas eu confesso que passei mal assistindo a O Último dos Senhores do Tempo. Mas foi só da primeira vez, depois percebi a porcaria mal escrita que é, como quase tudo que o RTD escreveu para a série. Mesmo assim, envergonho-me disso, pois eu estava na casa de minha avó materna assistindo ao episódio quando meu coração acelerou como nunca antes. Pensei que fosse morrer. Falei com a minha mãe e ela me levou a um hospital que não tinha médico para me atender e a minha progenitora começou a brigar com o pessoal de lá. Depois que eu consegui ser atendido, e o médico falou que não era nada, percebi a causa do meu mal estar. RTD forçou muito a barra transformando o Doutor em um tipo de Jesus Cristo e até hoje eu tenho vergonha de ter caído nessa armadilha, nesse engodo, e preocupado a minha mãe desnecessariamente.

Os 6 melhores monstros que já apareceram na série:
Vashta Nerada, Os Sacerdotes Confessionais (conhecidos erroneamente como “o Silêncio”) e os Anjos Lamentadores. Agora, citarei 3 monstros da Série Clássica, mas nenhum consegue superar os 3 do gênio Steven Moffat: os Silurianos, os Demônios Marinhos e o Aggedor.

Agora, os 6 melhores vilões humanoides:
Ômega, o Monge, o Artesão Celestial, o Mestre (em especial os interpretados por Roger Delgado e Michelle Gomez) e a Rani. Queria muito que eles voltassem. Ah, faltou um. Escolho os Guerreiros do Gelo, vilões marcantes na Série Clássica que tiveram um retorno triunfal na atual pelas mãos de Mark Gatiss e Steven Moffat.

Um momento em que achaste que o Doutor não ia escapar:
No episódio Uma Terra de Medo do arco O Reinado de Terror. O Doutor preso em uma casa em chamas parecia ser o fim.

Qual o especial de Natal que mais gostou?
Os Maridos de River Song. Foi a despedida perfeita para uma das melhores personagens de toda a série. Mas eu não posso deixar de colocar Eram Duas Vezes como menção honrosa. Desde Os Dois Doutores que eu não via uma história "multiDoutor" tão boa.

Caso tivesse que escolher, você seria um: Dalek ou Cyberman?
Cyberman, claro. Melhor não ter emoções do que exterminar tudo o que vive.

Qual monstro te dá mais medo?
Não sei se posso dizer que são os Cybermen, mas admito que senti um medinho após ler o seguinte texto de Billy Garratt-John: “… então, quando eu olho para os Cybermen de O Décimo Planeta, eu não vejo uma desculpa [...] barata e vergonhosa para criar uns monstros robóticos de outro mundo, eu vejo algo bem mais perturbador que isso, eu vejo algo que não podemos dizer. Debaixo daquele enchimento cirúrgico, eu vejo um tipo de rosto que bateu com a cara numa rodovia a 200 M/h depois de cair de uma moto sem capacete. Eu vejo algo muito, muito perturbador, eu vejo faixas que mal seguram aquele traço que sobrou de humanidade, eu consigo cheirar o fedor de anticéptico no ar além daqueles olhos negros, vazios e sem piedade. Eu vejo algo genuinamente horrível. Eu vejo uma abominação. Eu vejo o que os Cybermen verdadeiramente são."

Também vale mencionar a genial história de Steven Moffat que contempla o final da temporada de 2017, em que esses ciborgues estão mais assustadores que nunca.

Para que lugar irias com a TARDIS?
K2-18b, entre outros exoplanetas, para ver se existe vida lá. Eu também gostaria de ver como o futuro da humanidade será e viajar para o passado para conhecer algumas personalidades históricas.

Uma citação favorita:
“Pode ser irracional da minha parte, mas a raça humana é a minha favorita.” – Quarto Doutor em A Arca no Espaço.

Qual seria a tua roupa de Doutor?
A mesma do Sexto Doutor, exceto que eu trocaria o broche de gato por um de cão.

Já assistiu à alguma série derivada de Doctor Who? Se sim, o que achou?
As Aventuras de Sarah Jane é a melhor das que eu já vi. O melhor trabalho do RTD, quase compensou o estrago que ele fez na série principal.

Qual o episódio que mais te deu medo?
Extremis.
A Série Atual que importa.
Um personagem que você detesta.
Além do Décimo Doutor? Donna, a pior personagem desde 1963 até hoje.

Cite um personagem que tu tens algo em comum.
Adric.

Quantos livros já leste e qual é o teu preferido?
Só 3 até o momento. O primeiro foi a novelização de O Dia dos Daleks, história do Terceiro Doutor. Mas o melhor até agora foi Shada, pretendo reler e escrever uma análise futuramente.

Já jogaste algum jogo?
Só o Legacy, mas eu gostaria muito de jogar The Eternity Clock.

O que é Doctor Who para ti?
Mais que uma série. Mais que livros, bonecos e jogos. Dr. Who é um sentimento, uma promessa de esperança. É a coisa mais linda e mais triste que se possa imaginar. Como eu mencionei na introdução, é muito difícil descrever meus sentimentos em palavras, por isso é tão difícil escrever tudo o que Dr. Who significa para mim. E eu posso afirmar o mesmo da minha série favorita, do meu livro favorito e até do meu filme favorito. Assim como Dr. Who, eu não consigo vê-los como meros produtos de entretenimento. São meus sentimentos.

Leia Também
Respostas do F.B. Cavalcante