quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Incoerência

Este é um Simples Comentário, para saber mais, leia a introdução.

Coerência
Coherence
2013
EUA e Reino Unido
Coisas estranhas começam a acontecer quando um grupo de amigos se reúne para um jantar e um cometa passa por cima.

Uma Estrela e Meia
Ruim, era melhor ter revisto Até que a Sbórnia nos Separe

Pela primeira vez, mas não pela última, publico aqui um comentário negativo a respeito de uma obra que experimentei, mas não gostei. Talvez eu faça mais isso daqui para frente.

Para começar, eu já conhecia boa parte da teoria demonstrada na história, o que me fez perder... a surpresa? Não sei dizer, mas parece que para quem desconhecia os temas apresentados no filme, é bem impactante. O fato é que o filme me foi muito previsível, eu esperava o inesperado, não algo que eu já sabia que ia acontecer. Senti como se me tivessem contado o filme antes de eu vê-lo. O meu erro foi criar expectativas demais sobre o longa-metragem.

Falando nisso, abaixo eu conto revelações sobre o enredo, incluindo o final.

Por que diabos a mulher matou a versão dela de outra realidade? Ou melhor, tentou matar? Porque a ligação na última cena indica que ela sobreviveu da tentativa de assassinato. Que psicopata suicida, quis matar a si mesma! De resto, eu esperava mais desse filme. O roteiro é bom, mas a história é uma confusão danada, resumindo-se a pessoas comuns que não sabem aproveitar um evento único e fascinante que é poder vivenciar outras realidades. Mesmo depois de entenderem tudo, todos só ficam brigando!

Concluindo, a história é supostamente inteligente, o que estraga são os personagens, principalmente a assassina. Decepcionado resume o que senti. Além disso, o filme é didático demais em algumas partes, chega a ser chato. Quando o homem falou do Gato de Schrödinger, eu pensei: “De novo?!” Parece que ele virou o clichê do gênero ficção científica...