quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Os Melhores Desenhos de 2023

Muitos foram os desenhos animados que estrearam em 2023 e eu amei vários, principalmente os japoneses e é neles que focarei esta lista. Escreverei os títulos das séries em português, mas deixarei hiperligações para o IMDb, que tem os títulos originais.

Começarei pelos romances. Eu nunca gostei de histórias românticas ocidentais, e pensava que todas eram iguais porque eu desconhecia as orientais, em especial as japonesas; ao conhecê-las, pude perceber o quão puras e fofas são e comecei a gostar do gênero. Em 2022, lançaram um trailer de Tomo-chan é uma garota! e eu pressenti que seria divertido; acertei em cheio, é uma ótima comédia com toques românticos. Depois, vieram Meu Anjo de Vizinha Me Mima Demais (que já tem uma segunda temporada confirmada), O Cara de Gelo e sua Fria Colega de Trabalho, Meu Primeiro Amigo é um Tapado, Minha História de Amor com Yamada-kun Nível 999, Santa Cecilia e Pastor Lawrence, a 2ª temporada de O Duque da Morte e sua Criada (com a terceira confirmada abril deste ano) e Eu, que encontrei o lugar sagrado onde o noivado foi rompido, vou te ensinar uma coisa imprópria. Mas o melhor romance do ano foi, sem dúvidas, A Garota que Eu Gosto Esqueceu os Óculos.

Agora vamos aos isekais, que é o gênero em que uma pessoa reencarna num mundo de fantasia. Os que eu mais gostei foram estes: Crônicas de um Aristocrata em Outro Mundo, Minha Mana ApelonaA reencarnação do onmyoji mais forte em outro mundo, Economizando 80.000 ouro em outro mundo para minha aposentadoria, Reencarnado numa Máquina de Vendas, Agora Exploro a Masmorra, É Sério Que Eu Sou o Mais Forte? (com um protagonista recluso e sua irmã supercarismática) e Carne de porco aquecida à japonesa.

As séries de comédias de antanho também foram bem marcantes, as que eu mais gostei foram: O Vampiro que Morre Imediatamente (2ª temporada), Ayakashi Triangle, Eu e Roboko, O Herói Legendário está Morto!, As Garotas Más de Rokudou, Mashle: Magia e Músculos (1ª temporada), O Gato Prendado está Deprimido Hoje de Novo (gato carismático, mas nunca deprimido), As Circunstâncias Familiares da Bruxa Irregular, Gokushufudou: Tatsu Imortal e KamiKatsu: Atividades Divinas em um Mundo sem Deuses (a melhor do ano).

A fantasia pura também teve seus momentos com Império Tearmoon, Raciocínio de Ação (2ª temporada), Kimetsu no Yaiba - Arco da Vila dos Ferreiros (3ª temporada), Kuma Kuma Kuma Bear (2ª temporada), Lorde Demônio Trabalhador! (3ª temporada), Jujutsu Kaisen (2ª temporada), A lenta segunda vida do soldado das trevas demitido na casa dos 30 anos e A Princesa Oferenda e o Rei das Feras.

O drama puro só se destacou A Vingança de Masamune (2ª temporada). Assim como ficção científica boa só teve a 3ª temporada de Dr. Stone, aliás, este foi a melhor série do ano.

Terror também teve pouco, mas eu amei estes títulos: Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, Jogo Sombrio e Dark Gathering.

Suspense e mistério é igualmente um gênero pouco explorado na animação japonesa, mas teve suas obras-primas: Diários de uma Apotecária, Migi e Dali e Deduções Proibidas de Ron Kamonohashi.

E na categoria ação com personagem preciosa eu destaco a 2ª temporada de Spy x Family e Buddy Daddies.

Menção honrosa para Suzume, que não é uma série, mas foi o melhor filme que vi no cinema antanho.

Eu posso ter esquecido algumas obras, mas foi muita coisa, sem mencionar que muitas séries eu nem vi por falta de tempo (como Complexo Habitacional C), ou comecei a ver e desisti porque não gostei. Muitos falam bem de Pluto (não é o cão do Mickey), então talvez eu veja futuramente.