sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Entrevista com o Demônio

Este é um Simples Comentário, para saber mais, leia a introdução.

Late Night with the Devil

2023

Austrália, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos

O apresentador Jack Delroy (David Dastmalchian) tenta recuperar a audiência de seu programa, que despencou desde a trágica morte de sua esposa. Desesperado pelo sucesso, Jack planeja um especial para o Halloween de 1977, mas o que começa como uma noite de entretenimento se transforma em um pesadelo ao vivo.

Cinco Estrelas

Os poucos defeitos que existem não me incomodam

💕

Neste ano, a safra de filmes de terror está melhor que ano passado. Enquanto em 2023 só lembro de dois filmes do gênero terem me marcado positivamente, em 2024 já são cinco, e o ano nem terminou. Apesar de termos começado o ano com o decepcionante O Mal que Nos Habita, desde então tivemos Abigail (um dOs Melhores Filmes de Abril de 2024), Os Observadores, Imaculada, Um Lugar Silencioso: Dia Um e Entrevista com o Demônio. Filmes maravilhosos, todos eles! E que superaram Abigail! Mas comentarei aqui apenas sobre este último.

Desde o trailer deste longa-metragem eu já esperava ser um filme divertido, mas presenciar no cinema esta história foi uma experiência melhor do que eu esperava. Antes de escrever sobre a história, preciso destacar a perfeita dublagem brasileira: Marco Aurélio Campos como o protagonista não podia ser uma escolha melhor! Fernanda Baronne é maravilhosa como June, assim como Isabella Guarnieri não deixa nada a desejar como Lilly. Outros dubladores desse grande elenco que eu amo o trabalho são Luiz Antônio Lobue, Fabrício Vila Verde, Cássia Bisceglia, César Marchetti e Cecília Lemes.

A trama é basicamente sobre um programa de “talk show”, senti-me vendo ao The Noite do Danilo Gentili: bons entrevistados, piadas e interação com a plateia. O bônus foi mostrar um pouco dos bastidores. O apresentador Jack traz alguns indivíduos interessantes para o palco, dentre eles, o que eu mais gostei foi um cético ilusionista que trabalha para desmascarar fraudes, uma óbvia referência a James Randi, cujo documentário Um Mentiroso Honesto eu recomendo.

Aviso: este texto contém revelações sobre o enredo.

O final foi surpreendente: o demônio que está em Lilly é solto e mexe com a mente de Jack para fazê-lo matar todos ao seu redor. Era de se esperar que algo assim ocorresse, a surpresa foi o modo como foi feito: além de efeitos especiais impressionantes, o cético leva o público a crer que as façanhas do demônio não passam de um truque de hipnose; isso antes de o apresentador matar todo mundo, claro. Há um momento, inclusive, antes de o ilusionista ser morto, que ele oferece dinheiro ao demônio por ele provar ser real, tal qual James Randi prometia fazer a quem provasse que o sobrenatural existia. Contudo, este longa-metragem foi tão bem-feito e me pareceu tão realista que eu não consigo deixar de pensar que todo o caos pode ter sido invenção da mente do protagonista, pois ele já estava instável mentalmente pela morte da esposa e pelos problemas atrelados à fama, por isso julgo que seja razoável crer num surto psicótico da parte dele, o que traria uma dupla camada a um filme já excepcional.