Eu adoro o cinema francês, já tive o prazer de assistir a vários filmes desse país e eles costumam ser ótimos, então não tive dúvidas em assistir a alguns dos filmes recentes e a um clássico da França. Comentarei sobre eles logo abaixo.
O melhor filme francês deste ano não poderia ser outro senão O Conde de Monte Cristo! Acho que foi o melhor filme não animado vi que em 2024. O animado foi Look Back. Mas, voltando à adaptação do livro de Alexandre Dumas que eu ainda não li, foi uma experiência esplêndida ver um épico histórico de traição e vingança no cinema. E olha que eu nem gosto muito de histórias de vingança. O único incômodo foi a trilha sonora, estava alta demais; no mais, foi uma película perfeita. Atores, roteiro, efeitos especiais, figurino, tudo estava impecável! Se o Oscar fosse justo, O Conde de Monte Cristo ganharia um prêmio.
Daaaaaali! foi meu segundo favorito do festival. Foram cinco atores só para interpretar o protagonista do filme! E a maioria foi exímia em retratá-lo como o excêntrico que ele era! Este longa foi a melhor comédia que vi no cinema em 2024, sem dúvida! O roteiro ia e voltava em várias situações absurdamente surreais, assim como as pinturas de Salvador. As falas dele eram uma mais engraçada que a outra. A trilha sonora foi perfeita, bem marcante. O único defeito da película foi a personagem de Anaïs Demoustier, que não me convenceu. Mas não desmereço a atriz, porque ela estava perfeita como a Mercedes de O Conde de Monte Cristo. Sim, ela participa de dois dos meus filmes favoritos do ano. Quentin Dupiex está de parabéns pelos roteiro e direção! Foi uma grata surpresa, não esperava gostar tanto. Uma das qualidades da escrita dele foi a utilização da metalinguagem. Espero poder rever esta obra-prima francesa dublada. Ou legendada, mesmo, ao adquirir uma mídia física dela.